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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ITIL V2 - Relacionamento entre processos

Apresentarei abaixo, o relacionamento entre processos da ITIL V2.

1. O Gerenciamento de Configuração:

- Este processo gera informações para o processo de GERENCIAMENTO FINANCEIRO para os serviços de TI, para poder realizar a contabilização de gastos sobre os ativos de TI. O item de configuração pode ser um ativo que tem valor e depreciação.

- O Gerenciamento da COntinuidade dos serviços de TI usa informações do BDGC para considerar os componentes (itens de configuração) no plano de continuidade de TI.

- O Gerenciamento de Disponibilidade levanta os riscos relacionados à disponibilidade com base nos itens de configuração relacionados a um serviço.

- O Gerenciamento de Mudanças é o processo que irá informar ao Gerenciamento de Configuração que algum item sofreu alteração. Também o Gerenciamento de Mudança utiliza informações do BDGC para avaliação de impacto na mudança. Não é aconselhável implementar o Gerenciamento de Configuração sem ter o Gerenciamento de Mudança.

2. O Gerenciamento de Mudança:

Este processo tem relacionamento muito próximo com o processo de Gerenciamento de Configuração para levantar os impactos da mudança. O Gerenciamento de Liberação conclui a mudança. É este processo que planeja e executa as implementações de mudança no ambiente de produção através de liberações (versões) de software ou de hardware.

3. O Gerenciamento de Liberação:

Este processo depende do processo de Gerenciamento de Mudança. Utiliza o BDGC do Gerenciamento de Configuração para registrar as liberações que são instaladas no ambiente de produção.

4. O Gerenciamento de Incidente:

Este processo deve funcionar em conjunto com os processos de Gerenciamento de Problema e Gerenciamento de Mudança. O Gerenciamento de Configuração mantém o BDGC, que fornece informações importantes para realizar análise de impacto e identificar soluções de contorno.

5. O Gerenciamento de Problema:

Este processo necessita ser implantado após o processo de Gerenciamento de Incidente.

6. O Gerenciamento de Nível de Serviço:

É necessário já ter os processos de suporte implementados para suportar os Acordos de Níveis de Serviço:

Observações:

É muito importante saber quais os processos são implemetados em conjunto:

a) Gerenciamento de incidente e problema;
b) Gerenciamento de Mudança e COnfiguração;
c) Gerenciamento de Mudança e Liberação.

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