Apresentarei abaixo, o relacionamento entre processos da ITIL V2.
1. O Gerenciamento de Configuração:
- Este processo gera informações para o processo de GERENCIAMENTO FINANCEIRO para os serviços de TI, para poder realizar a contabilização de gastos sobre os ativos de TI. O item de configuração pode ser um ativo que tem valor e depreciação.
- O Gerenciamento da COntinuidade dos serviços de TI usa informações do BDGC para considerar os componentes (itens de configuração) no plano de continuidade de TI.
- O Gerenciamento de Disponibilidade levanta os riscos relacionados à disponibilidade com base nos itens de configuração relacionados a um serviço.
- O Gerenciamento de Mudanças é o processo que irá informar ao Gerenciamento de Configuração que algum item sofreu alteração. Também o Gerenciamento de Mudança utiliza informações do BDGC para avaliação de impacto na mudança. Não é aconselhável implementar o Gerenciamento de Configuração sem ter o Gerenciamento de Mudança.
2. O Gerenciamento de Mudança:
Este processo tem relacionamento muito próximo com o processo de Gerenciamento de Configuração para levantar os impactos da mudança. O Gerenciamento de Liberação conclui a mudança. É este processo que planeja e executa as implementações de mudança no ambiente de produção através de liberações (versões) de software ou de hardware.
3. O Gerenciamento de Liberação:
Este processo depende do processo de Gerenciamento de Mudança. Utiliza o BDGC do Gerenciamento de Configuração para registrar as liberações que são instaladas no ambiente de produção.
4. O Gerenciamento de Incidente:
Este processo deve funcionar em conjunto com os processos de Gerenciamento de Problema e Gerenciamento de Mudança. O Gerenciamento de Configuração mantém o BDGC, que fornece informações importantes para realizar análise de impacto e identificar soluções de contorno.
5. O Gerenciamento de Problema:
Este processo necessita ser implantado após o processo de Gerenciamento de Incidente.
6. O Gerenciamento de Nível de Serviço:
É necessário já ter os processos de suporte implementados para suportar os Acordos de Níveis de Serviço:
Observações:
É muito importante saber quais os processos são implemetados em conjunto:
a) Gerenciamento de incidente e problema;
b) Gerenciamento de Mudança e COnfiguração;
c) Gerenciamento de Mudança e Liberação.
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