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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Asterisk – Um novo conceito em PABX Digital

Asterisk é o maior projeto de código livre para um PBX IP baseado em software. Utilizando o Linux como sistema operacional, ele provê todas as funcionalidades de um PABX tradicional, além de muitas outras avançadas, mas por um custo muito mais baixo. Com o Asterisk o seu micro transforma-se em um PABX Digital avançado de baixo custo e altamente flexível.

O Asterisk integra telefones, computadores, Rede LAN e a Internet em uma única plataforma. Baseado em tecnologias abertas e protocolos padrões de mercado, este sistema tem as funcionalidades de correio de voz, correio eletrônico, atendimento automático, unidade de resposta audível (URA), distribuição automática de chamadas (DAC) e integração entre telefonia e computadores, além da conectividade com o PABX da empresa e com a rede pública de telefonia comutada (STFC) e celular.

Características do sistema:

• Sistema de telefonia IP-PBX;
• Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
• Unidade de Resposta Audível (URA);
• Correio de Voz com integração com o correio eletrônico;
• Relatório e estatísticas das chamadas;
• Facilidade de administração e gerenciamento através da Web;
• Compatível com os PABX’s analógicos;
• Compatível com os telefones digitais IP;
• Conectividade com troncos analógicos e digitais;
• Sistema voltado para pequenas e médias empresas.

Funcionamento do Asterisk:

O Asterisk interliga-se com a rede de dados através de uma porta Ethernet de 100Mbps, com a possibilidade de ativar um firewall e fazer o controle de banda para os telefones IPs, caso seja necessário.






Para interligar-se com o PABX Analógico ou STFC, o Asterisk possui diversos tipos de modelos de placas, com interfaces FXS, FXO, E1, T1 e PRI. É possível também utilizar qualquer produto VoIP padrão de mercado, como por exemplo do fabricante Sipura, Linksys, Grandstream, Mediatrix, Micronet ou outro qualquer, tanto para portas FXS como para portas FXO.

Benefícios do Asterisk, além dos serviços tradicionais de telefonia:

• Plano unificado de numeração entre vários escritórios distribuídos em várias localidades;
• Interligação de centrais PABX, permitindo que os ramais de 2 ou mais PABX falem entre si com custo zero;
• Possibilidade de capturar uma linha remota de um outro PABX, fazendo com que a ligação DDI ou DDD seja tarifada como ligação local;
• Possibilidade de conexão simultânea com diversas redes VoIP;
• Arquitetura distribuída e gerenciamento centralizado;
• Facilidade de administração via Web;
• Mensagem unificada;
• Média de economia de 50% para ligações DDD e DDI;
• Provê funcionalidades de PABX de grande porte com custo acessível também para as pequenas e médias empresas;
• Permite a criação de ramais para clientes, fornecedores e parceiros, facilitando a comunicação sem que haja custo na ligação;
• Integração da empresa, aumentando a produtividade dos funcionários em deslocamento: vendedores, executivos em viagem, “presença virtual”.

Comentário

A telefonia convencional está mudando e PABXs baseados em comutação de circuitos estão se tornando produtos obsoletos. A tecnologia VoIP expandiu muito nos últimos anos e está começando a se tornar o padrão de comunicação das empresas corporativas e até das pequenas/médias empresas e residências.

Os novos equipamentos IP-PBXs permitem uma verdadeira convergência na área de telecomunicações, integrando voz e dados na mesma rede, proporcionando a unificação de mensagens, o aumento de produtividade e fornecendo todos esses elementos e muito mais num único produto, fácil de gerenciar.

Baseada em uma solução software, esta arquitetura assegura uma grande escalabilidade, redução de custos (sem a necessidade de trocar o equipamento em caso de expansão), flexibilidade, confiabilidade, facilidade de administrar e gerenciar, suporte para equipamentos legados, tudo isso num sistema que opera no mesmo ambiente heterogêneo da Rede de dados. Sem dúvida, uma grande evolução nas telecomunicações.

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